Conceitos de Hardware e Software – parte 01

Saiba tudo sobre hardware e software e arrebente em provas e concursos públicos.

logo de inscrição que se refere aos temas: Hardware e Software, Hardware e Software para concursos, concursos publicos abertos, cursos online gratis,

Clique AQUI e baixe GRÁTIS um livro completo sobre o tema para você complementar os seus estudos.

O mundo globalizado necessita de resultados. Como diz o ditado, tempo é dinheiro. Pessoas e empresas querem resultados a prazos cada vez menores de forma precisa e segura.

E é na informática que encontramos o alicerce para bom desenvolvimento dos negócios e pessoas.

Em um computador podemos distinguir dois elementos básicos de interação homem-máquina:

HARDWARE – Que consiste na parte física do computador, é a parte palpável, aquela a qual podemos tocar e ver, o equipamento propriamente dito, incluindo os periféricos de entrada e saída, ou seja, o hardware é tudo o que pode ser visto e tocado e, como toda máquina, não possui inteligência e não funciona sozinha, necessita de um comando de lógica para entrar em operação, é necessária assim a intervenção humana para fazê-lo funcionar.

SOFTWARE – Consiste em cada conjunto de instruções necessárias para o funcionamento do computador. Comporta os programas que irão funcionar e informar ao hardware o que executar, de que forma e quando executa-las.

Resumindo:

  • Hardware = é o equipamento.
  • Software = é o programa.

COMPONENTES BÁSICOS DE UM COMPUTADOR

Aprendemos que o hardware é cada elemento físico que constitui o equipamento. Genericamente falando, o computador é formado por um conjunto de equipamentos que são caracterizados de acordo com sua função no sistema de arquitetura de um computador. Por tanto, existem vários tipos de componentes que formam juntos o universo do hardware de um computador.

 

A figura a seguir demonstra um exemplo simples de um computador e seus equipamentos:

 

imagem de um computador que remete aos asuntos: Hardware e Software, Hardware e Software para concursos, concursos publicos abertos, cursos online gratis,

 

1 – Gabinete – contendo:

  • Placa mãe (unidade de controle)
  • Placa de vídeo
  • Memórias (unidades de aritmética e lógica)
  • Disco Rígido ou HD

2 – Monitorlogo de inscrição que se refere aos temas: Hardware e Software, Hardware e Software para concursos, concursos publicos abertos, cursos online gratis,

3 – Unidade de disco flexível

4 – Teclado

5 – Mouse

6 – Impressora

 

Esses equipamentos são agrupados em duas partes distintas: uma, a Unidade Central de Processamento (CPU) ou Unidade de Sistema, onde realmente ocorre o processamento de dados; e a outra, os Periféricos, que são os equipamentos eletrônicos ou eletromecânicos necessários à entrada e/ou saída de dados.

Esses agrupamentos formam e definem a divisão primária de um computador, por isso são considerados componentes básicos.

A relação entre os dois componentes básicos do computador resulta no esquema abaixo conhecido como “ARQUITETURA DE VON NEUMANN”, este nome foi dado em homenagem a seu inventor, que definiu a arquitetura do computador como sendo ENTRADA, PROCESSAMENTO E SAÍDA:

ENTRADA    PROCESSAMENTO   –  SAÍDA

Nas pessoas, a troca de informações com o exterior é feita através dos sentidos: através deles – paladar, olfato, audição, tato e visão – percebemos o mundo. Eles são nossas entradas (INPUT) de dados.

Nossa saída de dados (OUTPUT) ocorre através da fala, gestos, escrita, atitudes, etc. No computador, para executar estas funções existem equipamentos de entrada e saída de dados.

Dependendo do meio onde se encontra um dado (disco, fita, etc.), precisamos de um equipamento específico para atendê-lo, tratá-lo, etc. Cada equipamento de entrada e saída é especialista no trato de um determinado meio físico de armazenamento de dados.

Num primeiro momento, poderíamos dizer que o teclado e o mouse são elementos de entrada, eis que por meio deles inserimos dados no computador.

Já elementos como a caixa de som e os monitores convencionais, são elementos de saída, dado que estes comunicam informações aos usuários.

ATENÇÃO: Elementos como impressoras multifuncionais (com scan embutidos) e monitores monitores touch screen são considerados como elementos de entrada e saída.

LISTA DE COMANDOS BÁSICOS:

ESC – tecla que cancela comandos;

F1 a F12 – são as teclas de funções (armazenam comandos de operações em seu interior);

TAB – tecla de tabulação;

CAPS LOCK – ativa/desativa a escrita maiúscula;

SHIFT – inverte o tipo de escrita do modo CAPS LOCK, isto é, quando Caps Lock estiver ativado, pressionando a tecla Shift + tecla alfabética, têm-se o caractere em minúsculo; quando o Caps Lock estiver desativado, o caractere será maiúsculo. O modo de operação difere pelo fato de que a tecla Shift só funciona enquanto estiver pressionada;

CTRL – são teclas de controle e de comandos especiais. Só funciona em conjunto com outra tecla, definindo sua função desejada;

ALT – funciona do mesmo modo que tecla CTRL, ou seja, em conjunto com uma outra tecla qualquer;

PRINT SCREEN – tecla que comanda a impressão das informações ativas na tela do monitor;

SCROLL LOCK – desloca tela no vídeo, para cima e para baixo;

BACKSPACE – tecla que retorna o cursor uma posição à esquerda da linha de trabalho, deletando as informações ali existentes;

INSERT – tecla que permite a substituição de caracteres em um texto;

DELETE – apaga caracteres à direita do cursor;

HOME – desloca o cursor para o início da linha de trabalho;

END – desloca o cursor para o fim da linha de trabalho;

PAGE UP – retorna uma tela de vídeo;

PAGE DOWN – avança uma tela de vídeo;

NUM LOCK – alterna as funções do teclado numérico – quando Num Lock estiver ativado, o teclado responde com números, estando desativado, o teclado responde com comandos especiais;

ENTER – força uma quebra de linha/parágrafo no texto ou finaliza uma ordem de execução de comando efetuado;

PAUSE – (muito utilizado com o sistema MS-DOS) permite efetuar uma pausa em determinada atividade do computador (impressão, listagem de dados e etc.).

No teclado podemos executar outros comandos e funções quando acionamos duas ou mais teclas simultaneamente (ex.: apertando as teclas CTRL+ALT+DEL, comandamos um BOOT forçado do computador que estamos trabalhando.

Clique AQUI e continue assistindo à aula 02/07 do nosso minicurso de informática.

logo de inscrição que se refere aos temas: Hardware e Software, Hardware e Software para concursos, concursos publicos abertos, cursos online gratis,

Clique AQUI e baixe GRÁTIS um livro completo sobre o tema para você complementar os seus estudos.

 

Matérias relacionadas:

1) Dicas de como resolver provas de concursos públicos;

2) Ritalina e outras drogas da inteligência;

3) Como aprende o Cérebro;

4) Como organizar o tempo e estudar melhor para provas e concursos;

5) Nome sujo pode impedir a posse do servidor público;

6) Aprenda a ler e entender um edital de concurso;

 

logo de inscrição que se refere aos temas: Hardware e Software, Hardware e Software para concursos, concursos publicos abertos, cursos online gratis,

 

 

 

 

Rating: 3.7. From 3 votes.
Please wait...